check-up-anual-entenda-a-importancia-de-ter-exames-de-rotina-em-dia
Compartilhe esta postagem

Check-up anual: mantenha os exames de rotina em dia!

Fazer o check-up anual para avaliar a saúde deve, ou pelo menos deveria, ser a prioridade de todas as famílias. Especialmente aquelas que têm crianças e idosos: essa é a maneira mais eficiente de prevenir doenças ou diagnosticá-las precocemente, aumentando, assim, as chances de cura. Entenda mais a seguir.

 

O que é check-up anual?

O check-up anual consiste numa série de exames clínicos, laboratoriais e de imagem que o seu médico solicitará. O objetivo é avaliar sua saúde como um todo. No caso das mulheres, o ginecologista faz o papel de cuidar e acompanhar detalhadamente a saúde. Contudo, um clínico geral ou outro especialista também poderá solicitar essa bateria de exames, assim como para os homens.  

 

Frequência ideal para o check-up anual

O comum é que o check-up anual seja realizado, como o nome já diz, uma vez ao ano. Mas, dependendo da saúde do paciente ou do histórico familiar, o intervalo pode ser menor, seguindo as recomendações do seu médico. 

 

Exames realizados no check-up anual

No check-up anual, o seu médico solicitará exames que avaliam o funcionamento do seu organismo. É uma forma de prevenir as doenças mais comuns de acordo com a sua faixa de idade. Portanto, os exames mais solicitados são os seguintes:

 

Hemograma: análise dos componentes sanguíneos – glóbulos vermelhos (hemácias), glóbulos brancos (leucócitos), plaquetas (coagulação sanguínea).

Glicemia em jejum: mede o nível da glicose na circulação sanguínea do paciente, podendo identificar casos de diabetes e pré-diabetes.

Colesterol e triglicerídeos: mede os níveis de gordura no sangue, que pode ocasionar entupimento dos vasos sanguíneos e, consequentemente, infarto e AVC (derrame).

Ureia e creatinina: avalia o funcionamento dos rins e identifica alterações precocemente, mesmo se assintomáticas.

TGO (AST) E TGP (ALT): quantifica as enzimas TGO e TGP e avalia o funcionamento do fígado.

TSH E T4 LIVRE: avalia o funcionamento da glândula tireoide, podendo identificar alterações como hipotireoidismo e hipertireoidismo.

Ácido úrico: a elevação das dosagens de ácido úrico é frequentemente associada a hipertensão arterial e problemas cardiovasculares.

Urina: analisa de forma microscópica células, bactérias e cristais que possam estar presentes na urina e causar doenças. 

Eletrocardiograma: mede a atividade elétrica do coração e serve para diagnosticar problemas cardíacos.

Teste ergométrico: é realizado em uma esteira ergométrica ou em uma bicicleta para avaliar o funcionamento do sistema cardiovascular.

Ecocardiograma: é a ultrassonografia do coração, que avalia o tipo de fluxo sanguíneo dentro das câmaras cardíacas.

 

Check-up anual para homens

Além dos citados anteriormente, para homens acima de 50 anos, é imprescindível que façam dois outros exames. O primeiro é o exame de dosagem de PSA, e o segundo, de toque retal – ambos como forma de prevenir o câncer de próstata.

 

Dosagem de PSA

O antígeno prostático específico (PSA) é usado principalmente para rastreamento do câncer de próstata em homens assintomáticos. Além disso, é também um dos primeiros exames realizados em homens que apresentam sintomas relacionados ao câncer de próstata.

 

Toque retal

O exame de toque retal é realizado pelo urologista para identificar alterações da próstata. O aumento do tamanho é comumente um dos primeiros sinais do câncer de próstata. Geralmente, é realizado a partir dos 50 anos, mas pode acontecer antes disso, caso o paciente tenha histórico de câncer na família. 

 

Check-up anual para mulheres

A saúde das mulheres exige cuidados especiais. Por isso, elas devem realizar exames específicos, que avaliam os órgãos femininos. Confira alguns deles:

 

Papanicolau: identifica alterações no colo do útero.

Ultrassom endovaginal: avalia os órgãos da região pélvica.

Ultrassom mamário: antes dos 40 anos, é realizado o ultrassom para identificar nódulos nos seios.

Mamografia: realizada a partir dos 40 anos, tem o objetivo de prevenir o câncer de mama.

 

As crianças também devem fazer check-up

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda que, desde o nascimento, as crianças tenham o seguinte esquema de acompanhamento médico:

 

  • Consultas mensais: até os 6 meses de vida.
  • Consultas trimestrais: até os 18 meses.
  • Consultas semestrais: de 2 a 4 anos de vida.
  • Consultas anuais: a partir dos 5 anos aos 19 anos.

 

Nessas consultas, o pediatra avaliará o desenvolvimento da criança e do adolescente. Assim, orientará os pais sobre questões relacionadas a:

 

  • peso e altura;
  • sistema de vacinação;
  • prevenção de doenças;
  • acompanhamento de problemas de saúde já existentes. 

 

Para isso, exames como coleta de sangue, de urina e de fezes são bastante comuns. Há ainda outros, mais especializados, de acordo com a necessidade da criança. 

Fazer o check-up anual torna-se uma tarefa muito mais prática e acessível quando você tem um plano de saúde. Por isso, contrate o quanto antes o seu plano e proteja a sua família. Consulte nosso site.

Posts Relacionados

Reembolso em plano de saúde_ Entenda seus direitos!

Reembolso em plano de saúde: entenda seus direitos!

entenda-como-funciona-a-cooparticipacao-do-plano-de-saude

Entenda como funciona a coparticipação do plano de saúde

Quais são as principais coberturas do plano de saude

Quais são as principais coberturas do plano de saúde?

X coisas para pensar antes de contratar um plano de saúde

7 coisas para pensar antes de contratar um plano de saúde

para-onde-correr-na-hora-de-contratar-um-plano-de-saude-por-conta-propria

Para onde correr ao contratar um plano de saúde por conta própria?

como-faco-para-contratar-plano-de-saude-odontologico

Como faço para contratar plano de saúde odontológico?