check-up-anual-entenda-a-importancia-de-ter-exames-de-rotina-em-dia
Compartilhe esta postagem

Plano de saúde: 5 passos para organizar seus exames de rotina

Plano de saúde: 5 passos para organizar seus exames de rotina

Realizar exames de rotina é um hábito que todas as pessoas devem adotar. Isso aumenta as chances de ter mais qualidade de vida e longevidade com saúde. Para isso, você precisa começar desde já a prestar atenção na sua rotina e incluir hábitos como:
  • ter uma alimentação equilibrada e rica em frutas, verduras, legumes e grãos;
  • praticar atividades físicas regularmente;
  • beber bastante água;
  • reduzir o consumo de álcool e de cigarro;
  • melhorar a qualidade do seu sono;
  • cuidar para que o estresse não afete seu estado físico e mental;
  • contratar um bom plano de saúde, visando ao acompanhamento da sua saúde em longo prazo.
Neste post, vamos focar os exames de rotina que você não pode deixar de realizar. Eles são essenciais para prevenir doenças que podem surgir com o avançar da idade. Além disso, detectá-las em seu estágio inicial amplia consideravelmente as chances de cura.

O que são exames de rotina?

Exames de rotina – conhecidos popularmente como “check-ups” – são exames clínicos, laboratoriais e de imagem indicados pelos médicos para monitorar a saúde dos pacientes. Geralmente, é solicitada a realização de exames:
  • de sangue;
  • de dosagem de hormônios;
  • do coração;
  • ginecológicos;
  • de próstata;
  • de urina e fezes;
  • de pressão arterial.
Mas os exames de rotina podem variar conforme a idade, o histórico familiar e o estado atual de saúde do paciente.

Saiba mais sobre os exames que fazem parte do check-up

Exames de sangue

Existem diversos exames de sangue com finalidades diferentes. O hemograma, por exemplo, é o mais solicitado pelos médicos. Tem como objetivo avaliar a qualidade e a quantidade:
  • dos glóbulos vermelhos (hemácias);
  • dos glóbulos brancos (leucócitos);
  • das plaquetas. 
Além disso, o seu médico também poderá solicitar os seguintes exames de sangue: colesterol e glicemia, PCR, HIV, PSA e ácido úrico.

Pressão arterial

O teste de pressão arterial busca identificar e prevenir possíveis riscos de derrame, hipertensão, infarto, entre outras condições associadas.
banner redirecionando para uma landing page para baixar um ebook gratuito sobre exames de rotina.

Fezes e urina

Os exames de fezes e urina servem para avaliar características como pH, densidade e cor. Além disso, dosam elementos como proteínas, glicose, hemácias e a eventual presença de bactérias.

Dosagem de hormônios

É a avaliação dos hormônios TSH e T4 livre, que estão relacionados ao funcionamento da tireoide.

Exames do coração

Os exames mais comuns para avaliar a saúde do coração são o eletrocardiograma, o teste ergométrico, o ecocardiograma e o MAPA.

Exames “da mulher”

Os exames da mulher são aqueles solicitados exclusivamente para avaliar os órgãos femininos: mamografia, papanicolau, ultrassom intravaginal, colposcopia, entre outros.

Exames “do homem”

Os exames específicos para avaliar a saúde do homem são:
  • o antígeno prostático específico (PSA), usado principalmente para rastreamento do câncer de próstata em homens assintomáticos;
  • o exame de toque retal, que possibilita identificar sinais de doenças na próstata – como prostatite (inflamação da próstata), hiperplasia (aumento da próstata) e câncer de próstata.

Periodicidade ideal para fazer os exames de rotina

O seu médico determinará a periodicidade ideal para você realizar os seus exames de rotina. Ele levará em consideração suas condições de saúde atuais e seu histórico familiar. De maneira geral, podemos afirmar que os exames principais devem ser realizados anualmente na fase adulta. Contudo, crianças e adolescentes também precisam de consultas e exames de rotina conforme a solicitação do pediatra. 

5 passos para organizar seus exames de rotina 

Já falamos da importância dos exames de rotina para prevenir doenças e possibilitar que você tenha mais qualidade de vida (inclusive na terceira idade). Agora reunimos 5 passos para você se organizar e nunca mais deixar os prazos dos exames vencerem: 1 – Contrate um plano de saúde que ofereça cobertura para diversos exames – incluindo aqueles mais complexos – e tenha uma rede credenciada de qualidade. 2 – Não postergue o agendamento das suas consultas. Realize os exames em até um mês após a consulta, no máximo, para não ter que refazê-los. 3 – Quando agendar a primeira consulta, aproveite e já deixe o retorno marcado. Garanta que você fará os exames dentro do prazo e trará os resultados para a avaliação do médico. 4 – Deixe na agenda um lembrete fixo, que se repita todo ano no mesmo período, para se consultar no prazo estipulado. 5 – Quando agendar um médico para você, aproveite e agende para companheiro(a) e filhos no mesmo período. Se possível, no mesmo dia e local. Assim, otimiza o tempo de todos. O que achou dessas dicas? Continue seguindo o nosso blog para mais conteúdos.

Posts Relacionados

Reembolso em plano de saúde_ Entenda seus direitos!

Reembolso em plano de saúde: entenda seus direitos!

entenda-como-funciona-a-cooparticipacao-do-plano-de-saude

Entenda como funciona a coparticipação do plano de saúde

Quais são as principais coberturas do plano de saude

Quais são as principais coberturas do plano de saúde?

X coisas para pensar antes de contratar um plano de saúde

7 coisas para pensar antes de contratar um plano de saúde

para-onde-correr-na-hora-de-contratar-um-plano-de-saude-por-conta-propria

Para onde correr ao contratar um plano de saúde por conta própria?

como-faco-para-contratar-plano-de-saude-odontologico

Como faço para contratar plano de saúde odontológico?